quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Encontro de 03/07/2019

            O CLUBE E SEU CARÁTER INVESTIGATIVO:
TUDO É CIÊNCIA!!!

A primeira atividade do encontro de hoje foi fazer o resumo para apresentarmos na 13ª MIPE, que acontecerá no dia 20 de setembro. Depois de pronto a professora fará a inscrição do nosso trabalho investigativo que terá como título "LUZ E SOMBRA, ONDE CRESCE A PLANTA? UMA INVESTIGAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS CIENTISTAS DO AMANHÃ." 

Depois de fazer essa parte difícil (por que pensar não é tão simples assim...), nós retomamos o assunto sobre a experiência maluca e discutimos porque ela é chamada de maluca... A experiência maluca é maluca? O que ela tem com a ciência? Afinal, tudo é ciência, não é mesmo???

Relembramos alguns conceitos:  
  • O que é reação química
  • Como elas se classificam (tipos de reações: neutralização, fermentação entre muitas outras)
  • Fórmula química: A  reação que fizemos: vinagre com bicarbonato de sódio (fazendo a competição de foguetes com balão e garrafas pet´s):
  H4C202  (vinagre)  + NaHCO3  (bicarbonato)  CO2  (gás  carbônico) + H2O (água) + Sal 


+
        

Aprendemos que o vinagre é classificado como um ácido (um ácido muito forte) e o bicarbonato é uma base. Quando são juntados, eles sofrem uma reação química  e se transformam  em um sal + água, ou seja, produziram uma nova substância, totalmente diferente da original. Também há o desprendimento do gás carbônico e por isso acontece a chamada  efervecência. 

Já falamos sobre isso no outro encontro, quando fizemos a experiência maluca. Agora entendemos porque ela não é tão maluca assim... Simplesmente os produtos reagiram e formaram novas substâncias. 

O tipo de reação que aconteceu é chamado de neutralização e nesse caso,  podemos experimentar o resultado que não fará mal para o nós. Aliás, esse é o princípio básico dos antiácidos, também conhecidos por "sal de frutas". 

E foi a partir disso tudo que decidimos apresentar essa experiência na mostra cultural que acontecerá na nossa escola no dia 12 de julho. Nossa experiência será um sucesso!!!

VAMOS PRODUZIR SAL DE FRUTAS!!!


No próximo encontro faremos a organização do experimento que apresentaremos no dia da mostra na escola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário