quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Encontro de 26/06/2019

SABOREANDO UMA REAÇÃO QUÍMICA

Participar desse clube é muito bom... Sempre vem coisa nova pela frente. Hoje a professora trouxe iogurte natural saborizado com gelatina de morango em pó, feito por ela para nós experimentarmos. 


Depois do brinde, nós aprendemos que a produção de iogurte também é o resultado de uma reação química chamada de fermentação (que é um processo químico sem a presença do oxigênio). Lemos e discutimos um texto que fala sobre a fermentação, os tipos de fermentação que existem e que nesse processo tem a presença de bactérias. São elas que fazem todo o trabalho de transformarem os açúcares em ácidos (por isso toda fermentação tem gosto azedo). Nós não sabíamos que existem bactérias boazinhas. Achávamos que todas as bactérias causavam doenças, mas a professora disse que apenas 10% das espécies de bactérias podem nos fazer mal, ou seja, a maioria das bactérias do nosso planeta são benéficas. Isso é sensacional!!!


Ficamos sabendo que as bactérias que produzem o iogurte são chamadas de lactobacilos e que elas são extremamente importantes para o nosso intestino e para o nosso copo: elas ajudam o nosso organismo a criar anticorpos e a prevenir de outras doenças. Elas formam a nossa "flora intestinal". Mas para que isso aconteça, precisamos ingerir iogurtes, leite fermentado ou cápsulas de lactobacilos todos os dias, pois essas bactérias morrem com muita facilidade e precisam ser repostas.


Como a professora sempre diz "A Ciência está em tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário