quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Encontro de 13/03/2019

DINÂMICA DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL

 Hoje iniciamos o clube relembrando o que aconteceu no encontro passado.

Pensamos na nossa primeira atividade e decidimos fazer uma dinâmica com a turma do pré-III. Organizamos a nossa atividade e fomos conhecê-los... A turma é muito curiosa e já fizeram várias perguntas para nós... Quando chegamos, eles estavam ansiosos nos esperando com uma pergunta no quadro: 



Perguntamos para eles: como é o nome do nosso planeta e o que tem de importante nele. Todos queriam falar... disseram que tem sol, sombra, ar, água, chuva, rios, praias, animais, árvores, florestas,  pessoas, comida, areia entre outras coisas.

Então perguntamos se era fácil cuidar do nosso planeta: alguns alunos falaram que sim, outros disseram que não é fácil. Propomos uma brincadeira com balões e explicamos como ela funciona: O nome da dinâmica é "Defensores e Destruidores": escolhemos um aluno para ser o destruidor e os demais alunos ganharam bastante balões que representavam os recursos do nosso planeta (aqueles que eles falaram). Eles tinham que jogar os balões para cima e cuidarem para que o destruidor não estourasse o balão (para isso, ele usava um alfinete)...


Nós clubistas, filmamos e fotografamos a dinâmica que foi muito divertida. A turma estava empenhada em cuidar do nosso planeta e trocamos de destruidor algumas vezes...






Depois que todos os balões foram estourados, eles nos ajudaram a limpar a sujeira que foi feita. Então voltamos com a turminha para a sala deles e questionamos se eles gostaram da brincadeira; a maioria adorou e então perguntamos se é fácil cuidar do nosso planeta. Eles disseram que é fácil destruir  e muito difícil de cuidar.

Então nós explicamos que para cuidar do planeta precisamos ter atitudes simples nas nossas casas, ruas e escola. Eles deram exemplos de como podemos cuidar do nosso ambiente:

  • Economizar água (tomar banho rápido, fechar a     torneira quando estiver escovando os dentes),
  • Reutilizar a água da chuva,
  • Apagar a luz quando não estiver sendo usada,
  • Tirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando e não tiver ninguém em casa,
  • Não deixar lixo jogado,
  • Reutilizar materiais, fazer horta, plantar árvores.
E a pergunta que eles nos fizeram? Virou a cena dos próximos capítulos, ou melhor, do próximo encontro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário