terça-feira, 6 de agosto de 2019

Encontro de 22/05/2019

TIRANDO CONCLUSÕES

No dia de hoje nós organizamos a devolutiva para o pré III: Será que as plantas nascem onde tem sombra? Primeiramente, precisamos entender o que é a fotossíntese para explicar para os nossos coleguinhas.



A nossa hipótese de que as plantas precisam de luz para sobreviver foi confirmada através das fotos que fomos tirando ao longo desses dois meses. 


Então levamos os vasinhos com as plantas que ficaram na presença da luz do sol e os  vasinhos que ficaram na sala, sem a presença da claridade para que os alunos pudessem observá-las. 



Perguntamos aos pequenos o que eles acharam que aconteceu com as  plantinhas que ficaram na sala de aula. As respostas foram variadas...



Eles já tinham deduzido que as plantas precisam da "claridade" para sobreviver e por isso que as plantinhas que ficaram na sala morreram, mas não sabiam explicar por que que elas morrem se não recebem a luz do sol. Nós explicamos para eles que elas fazem a fotossíntese e é claro, precisamos explicar o que significa essa palavra.

 De uma maneira geral, falamos que elas precisam da luz do sol, do gás carbônico do ar e da água e que é assim que elas fazem o seu próprio alimento.  Então, eles concluíram que as plantinhas que ficaram guardadas na sala morreram de fome.


Mas precisamos considerar que existem plantas muito pequenas e que elas precisam viver em lugares bem úmidos e com pouca luz do sol, mas logo eles disseram que mesmo assim a claridade da sala não seria suficiente para a sobrevivência delas, pois elas nos fins de semana e feriados elas ficaram totalmente sem luz.



É claro que não foi tão simples assim conversar com eles, pois nem sempre sabemos se eles estão entendendo o que estamos falando, pois nós também estamos aprendendo. Mas contamos sempre com a ajuda da professora Ana Paula Prestes e da professora Sandra Regina Nau que ajudam muito nesse processo.


Combinamos de voltar na próxima semana. Vamos contar para eles uma historinha que fala sobre fotossíntese.

Para finalizar esse momento, foi lançada uma outra pergunta:

 Vamos plantar onde tem luz???

Nenhum comentário:

Postar um comentário