quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Encontro de 19/06/2019

1,2,3... TESTANDO!!!

A tempos, esperamos por algo bem intrigante; somos seres curiosos por natureza... Hoje finalmente, a nossa professora veio com uma surpresa! Trouxe um convidado para o nosso encontro e usou ele como exemplo para  explicar o assunto  REAÇÕES QUÍMICAS.



Mas afinal, o que são reações químicas?
Aprendemos que  reação química "é a transformação de uma substância em outra" e ela explicou que na maioria dos casos, precisa de calor.

A professora deu vários exemplos de reações químicas que acontecem no nosso dia-a-dia e falou sobre o processo de digestão dos alimentos, que começa na boca, com a ação da saliva, até chegar no intestino. Então, fomos desmontando o nosso convidado e entendendo como tudo aquilo que comemos vai se transformando dentro do nosso corpo.


Depois de toda essa teoria (e quanta teoria!!!), nós fomos para a parte prática: observar uma reação química. Para isso, fizemos o experimento do lançamento de um foguete de garrafa pet com vinagre e bicarbonato de sódio:

Materiais:


  • Garrafa pet (500 ml)
  • Balão
  • 01 colher pequena
  • Vinagre 
  • Bicarbonato de sódio

Como fazer:
  • Primeiramente enchemos as garrafas até a metade com vinagre;
  • Em seguida colocamos uma colher do bicarbonato de sódio dentro de um balão (para isso precisamos ajudar uns aos outros);



  • Depois encaixamos o balão no gargalo da garrafinha;
  • A professora contou até 3 e aí nós despejamos o bicarbonato que estava dentro do balão na garrafa (e saímos correndo, para não se molhar se o balão estourasse...);



Aconteceram algumas situações: uns balões encheram e outros não resistiram e estouraram; já outros encheram e depois murcharam.

A professora explicou que os balões encheram por causa do gás carbônico que se formou a partir da reação química que aconteceu entre o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato. O resultado dessa reação resultou um sal + água + gás carbônico. A pressão do gás carbônico fez com que os balões enchessem ou estourassem. 


Aprendemos que os produtos que se formam de algumas reações químicas podem ser ingeridos e aí nossos cobaias "degustaram" o experimento, que segundo eles não estava muito "apetitoso". Concluímos que talvez as quantidades de vinagre e do bicarbonato não estavam na mesma proporção.


Entender o que é reação química foi bacana, mas fazer a experiência maluca foi mais divertido!!!

Mas o assunto ainda não terminou. No próximo encontro ele continua...





Nenhum comentário:

Postar um comentário